Sobre o Movimento

Junta-te em Movimento Carreira de Informática

Ao longo dos últimos anos, temos vindo a assistir a um movimento notável dos profissionais de Informática na administração pública, com o objetivo de reforçar e valorizar a sua carreira. Esse movimento foi sentido em plena pandemia, quando a Administração Pública sempre com a fama de estar munida dos piores recursos, colocou em casa, em teletrabalho grande parte da Administração Pública que se adequava. Não falhamos, não encarecemos os serviços, não abandonamos o barco. Diversas iniciativas foram implementadas para realçar a visibilidade e a importância da carreira de informática, incentivando assim uma mudança positiva e significativa da imagem que a comunidade em geral teria para com os profissionais da Administração Pública, em particular com os profissionais da Carreira de Informática. Nós os profissionais da Carreira de Informática tem-se unido na tentativa de realçar, demonstrar e dar a entender à tutela o papel vital que a informática desempenha no bom funcionamento da Administração Pública, obvio que a par reivindicar melhores condições de trabalho e o reconhecimento merecido.

Este movimento alcançou vários marcos relevantes, que evidenciam o empenho dos profissionais de Informática e o crescente interesse que esta causa tem vindo a suscitar. Apresentamos de seguida uma cronologia dos momentos mais significativos deste movimento:

História

2023
Março 20

Foi lançada uma segunda petição pública em prol da valorização da carreira informática.

Nesta data, deu-se início à discussão formal em torno da carreira informática. Segunda Petição: https://peticaopublica.com/?pi=PT115723
Janeiro 17

Foi criado um grupo dedicado ao movimento, com a finalidade de servir como uma plataforma organizada para a discussão da carreira informática.

2021
Junho 30

Realizou-se uma sessão por videoconferência para discutir a petição.

Detalhes da Petição: https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalhePeticao.aspx?BID=13608
Abril 20

A petição foi oficialmente registada na Assembleia da República (AR).

Janeiro 28

Foi criada a primeira petição pública em prol da valorização da carreira informática

Petição: https://peticaopublica.com/?pi=CINFORMATICA